Apostila Só exercícios

Apostila de Inglês - Só exercícios







PERSONAL PRONOUNS ( OBJECT)

25. PERSONAL PRONOUNS (OBJECT)



Pronomes
pessoais objeto
são usados como complemento
(direto ou indireto) de um verbo
:
S + V + O onde S = subject (sujeito) V = verb (verbo) O = object(complemento)



Subject
pronouns
- Object
pronouns




I (eu) - me ( me, mim)

you ( você) - you (te, ti, você)

he ( ele) - him (o,lhe)

she (ela) - her ( a, lhe)

it (ele, ela) - it (o, a, ele, ela, lhe)

we (nós) - us ( nos )

you ( vocês) - you (vós, vocês)

they ( eles, elas) - them ( os, as, eles, elas, lhes)



Uso:



1. Empregam-se os pronomes pessoais objetos:



(a) como complemento direto quando a ação de um verbo afeta a
pessoa ou algo
.

Ex:

Who built the house?I built
it.
(Quem construiu a casa?Eu construi-a.)

I know
them. (Eu conheço-os.)



(b) como complemento indireto quando a ação de um verbo beneficia
a pessoa.


Ex:

Could you pass
me the
salt, please? (Podes passar-me o sal, por favor?)

I'm going to buy
her a present. (Vou
comprar-lhe um presente.)



(c) em linguagem informal, quando as respostas são compostas por
uma só palavra
.

Ex:

Who is it?
Me.(
Quem é? Eu.)

Who broke the vase?
Him .(Quem partiu o vaso? Ele.)
NOTE: em linguagem formal,
a resposta deverá ser He did.



(d) após preposições.

Ex:

The boy is looking at
her.( O rapaz está olhando para
ela.)

She gave the book to
me.
(Ela deu-me o livro. )

I feel sorry for
her. (Estou com pena dela.)



(e) em linguagem informal, após o verbo be, than e as.

Ex:

It was
him who asked the question. (Foi ele quem
fez a pergunta.)

Jennifer is taller than
me.( A Jennifer é mais alta do que
eu.)

Sue is as intelligent as
him.
(A Sue é tão inteligente como ele.)



(f) em linguagem informal, como sujeito de um verbo. (Em linguagem formal, essa utilização é
considerada incorreta
)

Ex:

John and
me like reading. (Eu e o João
gostamos de ler.)



(g) em exclamações.

Ex:

He won the lottery. Lucky
him!
(Ele ganhou a lotaria.
Que sorte a dele!)