Apostila Só exercícios

Apostila de Inglês - Só exercícios







To Say or To Tell

74. To Say or To Tell


Ambos significam dizer.



Empregamos :



a.
to say said – said para citação direta.



Ex.:

a) John
said: “I am very tired”.

John disse: “Eu estou muito cansado”.



b) Mary
said to me: “I don’t feel well”.

Mary disse para
mim: “Eu não me sinto bem”.



Com
citações
indiretas
empregamos:



a.
to say = quando a pessoa para quem as palavras
são ditas não é mencionada
.

Ex.:

John
said that he was very tired.

John disse que ele estava muito cansado.



b. to tell – told – told é usado quando a pessoa para quem as palavras
são ditas está mencionada.

Ex.:

Jane
told me that she didn’t feel
well.

Jane disse para mim que não se sentia bem.



NOTE:



Com algumas palavras é
obrigatório
o uso de
tell.

to tell the truth = dizer a verdade

to tell a lie = dizer uma mentira

to tell a story = contar uma estória

to tell the time = dizer a hora