Apostila Só exercícios

Apostila de Inglês - Só exercícios







THE PRESENT PERFECT TENSE

28.THE PRESENT PERFECT TENSE
(presente perfeito)




Expressa uma
ação
no passado
sem tempo determinado, ou uma ação no passado que continua
no presente
.



Formação do Present Perfect:



Verbo
HAVE + VERBO NO PARTICÍPIO

( Veja as tabelas de verbos regulares e irregulares na apostila complementar )



Conjugação( To go)



Affirmative form



I
have gone ( I've gone)

You
have gone ( You've gone)

He
has gone ( He's gone)

She
has gone ( She's gone)

It
has gone ( It's gone)

We
have gone ( We've gone)

You
have gone (You've gone)

They
have gone (They've gone)



Negative form



I
haven't gone

You
haven't gone

He
hasn't gone

She
hasn't gone

It
hasn't gone

We
haven't gone

You
haven't gone

They
haven't gone



Interrogative form



Have I gone?

Have You gone?

Has He gone?

Has She gone?

Has It gone?

Have We gone?

Have You gone?

Have They gone?



Interrogative-negative form



Haven't I gone?

Haven't You gone?

Hasn't He gone?

Hasn't She gone?

Hasn't It gone?

Haven't We gone?

Haven't You gone?

Haven't They gone?



Quando usar o Present Perfect



A) Ações que acabaram de ocorrer

Ex:

I
have cut myself! (Eu me
cortei!)



B) Se não for mencionado, na
frase, quando a ação ocorreu


Ex:

We
have arrived .(Nós chegamos)



C) Frases no passado contendo as
seguintes palavras:




JUST

Ex:

Ana'
s just arrived from work . (Ana acabou de
chegar do trabalho)



ALREADY

Ex:

Have you already washed the car? (Você já lavou o
carro?)



YET

Ex:

I
haven't gone there yet. (Eu não fui lá ainda.)



ALWAYS

Ex:

I'
ve always lived in Brasil. (Eu sempre morei no Brasil.)



EVER

Ex:

Have you ever gone to U.S.A? (Você já foi a
U.S.A?)

NOTE: "
EVER" aqui tem o sentido de
"alguma vez"



NEVER

Ex:

I'
ve never gone to New York .(Eu nunca fui a
New York.)



D) Frases contendo palavras que
indicam período de tempo passado:




RECENTLY

Ex:

I
haven't seen Peter recently. (Eu
não tenho visto Peter recentemente.)



FOR A LONG TIME

Ex:

I
haven't seen him for a long time. (Eu não
o vejo há muito tempo.)



SINCE

Ex:

I
haven't gone there since 1987.(Eu não vou lá desde
1987.)



SO FAR

Ex:

We
haven't had problems so far. (Não temos tido problemas
até agora.)



E) Frases que se referem a um
período de tempo que ainda não terminou no momento da fala:




TODAY

Ex:

I
haven't seen John today. (Eu
não vi John hoje)



THIS MORNING

Ex:

Have you seen John this morning?
(Você viu John esta manhã?)



THIS AFTERNOON

Ex:

Have you seen Mary this afternoon?
(Você viu Mary esta tarde?)



THIS YEAR

Ex:

We
haven’t gone there this year. (Nós não fomos lá este ano)



E) Frases que indicam a ordem de
ocorrência de uma ação no passado:




THE
FIRST TIME


Ex:

It was
the first
time
I've gone there. (Foi a primeira vez
que eu fui lá)



THE
SECOND TIME


Ex:

It was
the
second time
I've gone there.(Foi a segunda vez que
eu fui lá.)



Quando NÃO utilizar o Present Perfect



1) Se, na frase, for mencionado
o tempo da ocorrência


Ex:

They arrived yesterday. (Eles chegaram ontem)



2) Em frases onde é evidente que
a ação ocorreu há muito tempo(mesmo quando não mencionado o tempo da
ocorrência).


Ex:

Shakespeare wrote many plays .(Shakespeare escreveu muitas peças.)